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Grau de óleo para o motor HR16DE

22K views 34 replies 7 participants last post by  2016 Versa  
#1 ·
Encontrei este artigo técnico, ao pesquisar o motor do meu Versa 2020, em engine-specs.net.
De acordo com ele, 5W30 é o óleo recomendado.
Estou a supor que 0W20 é para cumprir os regulamentos?
Você usaria 5W30?

Sistema de óleo
[/TD>
[TD][/TD>
Consumo de óleo, L/1000 km (qt. por milhas)[/TD>
[TD]até 0,5 (1 qt. por 1200 milhas)[/TD>
[/TR>
[TR]
[TD]Óleo de motor recomendado[/TD>
[TD]5W-30[/TD>
[/TR>
[TR]
[TD]Tipo de óleo API[/TD>
[TD]–[/TD>
Capacidade de óleo do motor (capacidade de enchimento)[/TD>
[TD]3,0-4,5 l[/TD>
Intervalo de troca de óleo, km (milhas)[/TD>
[TD]5.000-10.000 (3.000-6.000)[/TD>
[/TR>
[TR]
[TD]Pressão do óleo, kPa (bar, kg/cm 2, psi)[/TD>
[TD]Marcha lenta: Mais de 60 (0,6, 0,61, 9)
2.000 rpm: Mais de 270 (2,7, 2,8, 39)[/TD>
Sistema de ignição[/TD>
[TD][/TD>
[/TR>
[TR]
[TD]Vela de ignição[/TD>
[TD]DENSO: FXE20HE-11[/TD>
[/TR>
[TR]
[TD]Folga da vela de ignição[/TD>
[TD]1,1 mm (0,043 pol)[/TD>
[/TR>
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TR][TD]
 
#4 ·
Eu vi a especificação 0W-20 dos modelos de 2019 e 2020 nos EUA, mas eles ainda podem ter uma recomendação de viscosidade diferente para outros países devido a diferentes padrões de óleo. Eu me referiria ao manual do proprietário ou à tampa de enchimento em vez de algo que encontrei na internet. Não que isso causaria uma falha catastrófica do motor usar 5W-30 nele, mas eu sei que a Nissan tem passado por um processo e começando a reformular sua linha de motores, então é possível que possa haver alguns pequenos ajustes onde o 0W-20 é uma escolha melhor para os motores mais novos.
 
#5 · (Edited)
Eu uso 10w40 convencional no meu Versa '16 e tenho usado desde que o comprei em '19. O manual do proprietário especifica várias graduações satisfatórias diferentes nele. Usei 10w40 num Ford Escort '88 que especificava 5w30. Quando aposentei o Escort, ele tinha 518.000 milhas, nunca tinha sido reconstruído e ainda estava funcionando por conta própria. Acho que garantir que o óleo esteja limpo/trocado em um prazo razoável é muito mais importante do que o peso do óleo usado. Anos atrás, eu tinha um queimador de óleo que usava como carro de trabalho para ir e vir de canteiros de obras em que eu trabalhava. Chegou ao ponto de usar/vazar um litro a cada 300-500 milhas, então parei de trocar o óleo nele. Não só parei de trocar o óleo, como também comecei a usar óleo que eu drenava dos meus carros melhores na hora da troca de óleo para completar. Quando vendi o carro, já fazia mais de 31.000 milhas desde a última troca de óleo. Vendi para um amigo que tinha acabado de se casar e precisava de transporte barato. Eu revelei sua história para ele, ele comprou por $250 e dirigiu por pelo menos mais 1-2 anos. Não sei se ele chegou a trocar o óleo ou não. A razão pela qual ele parou de dirigir era porque eles passaram no teste de emissões naquela área e o conversor catalítico havia sido removido anos antes.
 
#7 ·
Para mim, é uma questão de conveniência e preço. Eu só uso sintético completo.
Meu outro veículo usa 5,5 litros de 5W30. Ao comprar dois galões de 5 galões da mesma qualidade, terei 0,5 litros restantes se precisar de uma recarga.
 
#8 ·
Para mim, é uma questão de conveniência e preço. Eu só uso sintético completo.
Meu outro veículo usa 5,5 quartos de 5W30. Ao comprar dois galões de 5 galões da mesma qualidade, terei 0,5 quartos restantes se precisar de uma recarga.
Como você sabe pela minha postagem anterior, vou contra a tendência dos fabricantes e não hesitaria em usar 5w30 nele. Eu provavelmente usaria 10w40, pois tenho vários casos em mãos.
 
#9 ·
Do manual do proprietário do Versa Sedan 2018, página 10-2:
"O óleo genuíno “Nissan Motor Oil 0W-20 SN” é recomendado. ... Como alternativa a este óleo recomendado, o óleo convencional à base de petróleo SAE 10W-30 pode ser usado e atenderá a todas as especificações e requisitos necessários para manter a Garantia Limitada do Veículo Novo."
Então, se de acordo com a Nissan 10w30 é uma boa alternativa para ser usada em vez de 0w20, então 5w30 é ainda mais.
 
#12 · (Edited)
WTF rodaria 10-40 nisso?!? Os anos 80
terminaram há 21 anos...
Eu rodaria e se você for para www.bobistheoilguy.com, você encontrará outros que provavelmente fariam o mesmo. Eu usei em todos os carros que tive desde que comprei o meu primeiro em 1977. Nunca tive nenhum problema no motor relacionado ao óleo com seu uso e não vejo nenhuma razão para mudar o que funcionou para mim por quase 4 anos e meio e aproximadamente 1 milhão de milhas. Um dos meus motores fez 500.000 e pelo menos 3 outros que tive fizeram 200.000 e ainda estavam funcionando bem quando vendi o carro ou parei de usá-lo por outros motivos. Atualmente, tenho 2 Fords com mais de 200.000 milhas que foram rodados com 10w40 e cada um usa cerca de um litro entre os intervalos de troca de óleo de 5.000 milhas. E, a propósito, os anos 80 terminaram há mais de 31 anos. Pessoalmente, não acho que eu pudesse deixar qualquer óleo em um motor conhecido por ser bom por 20.000 milhas e dormir bem à noite. Esses óleos leves podem ser OK, mas a única razão pela qual eles são recomendados neste país são os padrões CAFE. Muitos dos mesmos motores que usamos aqui nos EUA são usados em outros países e o fabricante recomenda óleos muito mais pesados. O manual do proprietário do meu Versa tem um gráfico de vários pesos de óleo que podem ser usados em várias temperaturas. 10w40 está nesse gráfico.
 
#11 ·
Eu diria que 20.000 milhas é muito, especialmente para este motor de 4 cilindros.

Por outro lado, estou a fazer 2500-3000 milhas por ano em cada um dos 2 carros.

Quando eu costumava conduzir, fazia 2 a 3 mudanças de óleo por ano. A cada 7500 milhas, sintético total no V8 aspirado naturalmente de 2002.
 
#14 ·
Tenho tentado, mas não encontrei informações sobre que tipo(s) de óleo a Nissan recomenda em todo o mundo.
Descobri que a Nissan Canadá recomenda 0W20.
Eu gostaria de saber o que eles dizem para usar em lugares como o Oriente Médio. Sempre ouvi dizer que nesses climas muito quentes não é incomum usar 10W40 ou 20W50.IDK.
 
#15 · (Edited)
Consulte a página 10-7 do manual do proprietário. Há um tópico "viscosidade do óleo". Depois de ler isso, eu usaria um gráfico como este e decidiria qual óleo de peso eu quero usar para as temperaturas durante esse intervalo de troca. Viscosidade - Escolhendo o peso de óleo certo - CIRCLE TRACK WAREHOUSE | PERFORMANCE RACING DISTRIBUTOR | AUTOMOTIVE PARTS O manual do proprietário do meu '16 com o mesmo motor 1.6L tem um gráfico como esse impresso nele, portanto, sei que estou seguro usando 10w40. O óleo de motor 0w20 é especificado para temperaturas ambientes de até 95*F. Se durante o intervalo de troca de óleo as temperaturas estivessem próximas ou acima disso, eu pelo menos aumentaria a viscosidade para um Xw30.
 
#16 ·
Veja na página 10-7 do manual do proprietário. Há um tópico "viscosidade do óleo". Depois de ler isso, eu usaria um gráfico como este e decidiria qual peso de óleo eu quero usar para as temperaturas durante esse intervalo de troca. Viscosidade - Escolhendo o peso de óleo certo - CIRCLE TRACK WAREHOUSE | PERFORMANCE RACING DISTRIBUTOR | AUTOMOTIVE PARTS O manual do proprietário do meu '16 com o mesmo motor 1.6L tem um gráfico como esse impresso nele, portanto, sei que estou seguro usando 10w40. O óleo de motor 0w20 é especificado para temperaturas ambientes de até 95*F. Se durante o intervalo de troca de óleo as temperaturas estivessem próximas ou acima disso, eu pelo menos aumentaria a viscosidade para um Xw30.
lol! Que diferença a temperatura do ar externo faz quando, além da partida, seu motor sempre funciona a uma temperatura constante de 200 graus? Por favor, me ilumine.....
 
#20 ·
Bem, eu fui olhar os fóruns/sites de diferentes países.
Aparentemente, no Dubai e em outros locais do Médio Oriente, as pessoas estão a usar 20W60 nos seus carros pessoais. Simplesmente não consegui descobrir se o Versa é vendido lá ou se este motor é usado.
A razão deles para isso é o calor do verão.
 
#21 · (Edited)
Bem, eu fui olhar para os fóruns/sites de diferentes países.
Aparentemente, no Dubai e em outros locais do Médio Oriente, as pessoas estão a usar 20W60 nos seus carros pessoais. Simplesmente não consegui descobrir se o Versa é vendido lá ou se este motor é usado.
A razão deles para isso é o calor do verão.
Quando andava de bicicleta, usava 20w50 nelas. Pensei, motor arrefecido a ar e temperaturas ambientes por vezes na gama dos 105*, apenas adicionava um pouco mais de proteção. A Harley que eu tinha nos anos 80 recomendava o uso de peso reto 60 e foi isso que eu usei.
 
#22 ·
Você está falando de mais de 30 anos atrás, com um motor refrigerado a ar.
Supostamente, os motores de hoje têm tolerâncias mais apertadas.
Reverifiquei o manual do proprietário de 2020 hoje. Ele só menciona óleo 0W20. Não tem um gráfico de temperatura/viscosidade do óleo nem diz que você pode usar uma classe de óleo diferente. Talvez em outros países?
 
#24 ·
Ele diz que usar qualquer outro óleo, que não seja 0W20, invalidará a garantia.
Puxei o manual do proprietário do Versa 2020 online outro dia, foi quando vi o parágrafo sobre a viscosidade do óleo na página 10-7. Eu também tinha verificado se havia um gráfico no manual do proprietário. Eu não estava implicando que você precisava usar 20w50 ou peso 60, estava apenas afirmando que era isso que eu usava nas minhas motos. A tampa de óleo do meu '16 Versa diz 5w30, mas o manual do proprietário tem um gráfico de temperatura/peso.
 
#26 ·
2016Versa,
Não estou criticando de forma alguma, na verdade, agradeço o conhecimento que você tem fornecido.
Usarei 5W30 quando trocar o óleo.
Quem é mtrasher16 e o que você/ela/ele/outros estão dizendo? Recebemos spam neste fórum?
 
#27 · (Edited)
2016Versa,

Quem é mtrasher16 e o que você/ela/ele/outros estão dizendo? Recebemos spam neste fórum?
Suspeito que seja alguma criança que não sabe a diferença entre a bunda e um buraco no chão. Em outro tópico, alguém veio perguntar sobre um problema com o interruptor de emergência. Sua resposta útil foi "fluido do pisca". Acho que ele precisa verificar o fluido do pisca e deixar a conversa técnica para aqueles de nós que tentam contribuir com informações úteis.
 
#29 ·
Obrigado pela dica. Farei isso. Tenho 4,5 quartos para brincar.
Meu outro carro, também japonês, leva 5,5 quartos como diz o manual.
Vai demorar um pouco para a troca de óleo de amaciamento de 1200 milhas. Comprei-o em janeiro e tenho 520 milhas nele. Não estou dirigindo muito ultimamente.
 
#30 ·
Basta usar o que o manual recomenda e alterá-lo no intervalo recomendado. Tudo isso é muito bem pensado. As pessoas executam essas coisas com o que querem e vão muito além das milhas/tempo recomendados o tempo todo. Deve durar se você seguir as recomendações.

Eu definitivamente não esperaria 20.000 milhas, especialmente se você tiver alguma garantia restante que possa querer usar. Fora da garantia, eu também enviaria uma amostra para a Blackstone para ver se está tudo bem ou não. Jogar recomendações como essa para todos não é sensato, pois a situação pode variar muito. Os únicos motores Nissan que nossa oficina já substituiu foram em veículos que esperaram tanto tempo e estavam completamente sujos por dentro.

Enviado do meu moto g fast usando o Tapatalk
 
#31 ·
Eu concordo, tutti57.
Eu ainda vou usar 5W30. Eu acredito, sem qualquer evidência que confirme, que a chamada para 0W20 se deve a regulamentos.
Eu dirijo 4-5 mil milhas/ano. Agora que tenho um 2º carro novamente, será metade disso por carro. Óleo totalmente sintético com OCI anual é o que vou fazer.
Eu não vejo a vantagem de ter análises de óleo. O que você faz com a informação? É ter uma solução para um problema que não existe.
 
#32 ·
O laboratório pode dizer-lhe se pode alongar ou deve encurtar os intervalos com base nos metais encontrados na amostra.

Eles podem fazer todo o tipo de coisas. A minha loja acabou de enviar uma amostra de fluido de transmissão para suspeita de contaminação.


A sua página de perguntas frequentes é ótima. É bom ver que eles também têm senso de humor.

Enviado do meu moto g fast usando o Tapatalk
 
#33 ·
As suas FAQs são boas.
Eu vejo agora o que você quis dizer. Não se aplica a mim devido à pouca condução que estou a fazer. Mesmo quando eu trabalhava, eu trocava o óleo regularmente, eu não fazia OCIs estendidos - 10.000 milhas ou mais?
 
#34 ·
Apenas uma rápida atualização.
Este motor parece gostar de 5w30. Está funcionando mais silencioso, tanto em marcha lenta quanto em plena aceleração. Minha quilometragem de gás não foi afetada. Usei Pennzoil sintético, para aqueles que querem saber.
Este link fornecerá mais confirmação:
Especificações do motor Nissan HR16
 
#35 ·
Só uma rápida atualização.
Este motor parece gostar de 5w30. Está funcionando mais silencioso, tanto em marcha lenta quanto em plena aceleração. Minha quilometragem de gás não foi afetada. Usei Pennzoil sintético, para aqueles que querem saber.
Este link fornecerá mais confirmação:
Especificações do motor Nissan HR16
Obrigado pela atualização. Como eu disse anteriormente no tópico, tenho usado 10w40 convencional. Como minha OCI chegou no outono desta vez e eu tinha um pouco de Pennzoil Platinum 10w30 na garagem, coloquei para o inverno. Também pensei que o sintético poderia ter mais detergentes que ajudariam a limpar qualquer verniz possivelmente deixado pelo óleo convencional. Da próxima vez, voltarei ao meu 10w40, mas posso começar a fazer uma troca sintética de 10w30 a cada 4 ou 5 intervalos. Com todo o óleo convencional que tenho estocado na minha garagem, não posso simplesmente deixá-lo sem uso.